O minimalismo gera preconceito?



Ontem em uma das minhas aulas de inglês, o assunto foi o minimalismo. Conversamos muito sobre o que é seguir esta filosofia e foi muito interessante saber o ponto de vista das pessoas que estão fora deste “mundo”.  É incrível como o pré-conceito sempre fala mais alto. As pessoas acham que os minimalistas são aqueles que não tem casa, não tem objeto algum, duas mudas de roupas, e vivem de “favor” na casa dos outros. Isso me assustou!

Essa abordagem me fez refletir a respeito: Porque não podemos ser minimalistas tendo casa, carro, viagem, diversão? Questiono porque não deixo de ser minimalista, mas tenho/busco por tudo isso. É importante lembrar da base desta filosofia – “identificar o essencial e eliminar o resto”.  O meu essencial é diferente do seu, querido leitor. Acho importante ter minha casa, porque entendo que pagar aluguel ou viver de favor é pesar no bolso ou na vida dos outros. Para que isso não aconteça, é importante poupar e viver com tranqüilidade, conforto e sem os exageros do mundo. É claro que não devemos ser extremistas como o caso do Meme mais famoso da atualidade, esse tal Rei do Camarote é o extremo e o mais ridículo, mesmo sendo apenas um personagem. Por quê não investir em mim, na minha família e no conforto da minha vida?



O desapego continua, é necessário, mas defendo arduamente que é importante que os esforços voltem para você, afinal de contas vivemos mais nas cavernas... Usar tecnologia, conforto, modernidades para minimizar os esforços, trabalhos e afazeres de todo dia é sim, ser minimalista.

Um exemplo que me vem à mente é, por que não ter uma lava-louças? Hoje em dia existem essas super ecológicas, dedicadas a gastar o mínimo de água. Lindo! O tempo que você "perde" lavando louça, não pode ser dedicado à leitura de um livro ou a um descanso, caminhada? É um conforto, é o uso da tecnologia e é minimalista...

E você, o que acha?

Comentários

  1. Oi, Graziella, sou a Bruna, amiga da Taís, descobri teu blog pelo 6 meses pra mudar e gostei muito. Gostei do post, acho que o que tu falas é o que estou tentando buscar pra mim e pra minha família. Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Bruna! Bem vinda. Que bom que se identificou com o post! Apareça sempre... Beijinhos

      Excluir
  2. desapega e manda pra varginha/mg, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lelê, o volume de desapego está cada vez mais alto!!! Vou ter que contratar um container....

      Excluir
  3. Concordo plenamente com você. Acho que há algo de pessoal no minimalismo para cada pessoa. O que é essencial pra mim, não é pra você, e vice-versa. As pessoas desconhecem o assunto e falam dele sem saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Bruna. O minimalismo é individual e não pode ser imposto a ninguém! Obrigada pela visita! Bj

      Excluir
  4. Oi Graziella, realmente é assustador que algumas pessoas pensem que um minimalista é assim, digamos "folgado", vivendo às custas dos outros. Acho que falta informação e que estes conceitos de minimalismo e vida simples ainda são restritos a uma pequena parte da população.
    Concordo com você quando fala que o essencial para mim é diferente do essencial para você, assim como é para cada pessoa, é algo pessoal mesmo.
    E acho que se temos acesso a tecnologia e recursos que facilitam a vida, são econômicos e com isso temos mais tempo para outras coisas, ótimo!
    Eu procuro usar tudo o que me facilita a vida para ter mais tempo para ficar com a família, para descansar e fazer outras coisas de que eu gosto.
    Acho também que estamos avançando e que hoje muito mais pessoas estão interessadas em diminuir o consumo e viver uma vida mais simples, plena e feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Andreia... Concordo plenamente. Obrigada pela visita!! Beijos

      Excluir
  5. Olha acho que é minimalista aquele que usa tudo que tem, se precisa de uma máquina de lavar louças ou um micro ondas, qual o problema? Agora ter ,pra ter não concordo! Sou casada e meu marido não é nem um pouco minimalista, então n posso desentulhar a casa toda e ter só o que eu quero, portanto sou minimalistas com as minhas coisas , minhas roupas ,o meu banheiro! E às vezes até digo pra ele , olha não compre mais pq nao precisa e às vezes ele até fala: verdade! Não somos donos da verdade, mas depois que diminui minhas coisas e estou tentando cada dia mais viver com menos , estou muito mais feliz! É sim tenho minha casa, um carro bom, tablet é um celular legal! Uso todos eles mto bem e pronto! Estou cada dia mais me inspirando para entender mais e mudar mais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10 ítens fundamentais para o guarda roupa

Dicas: como otimizar compras de supermercado

Update Minimalista