Meta de 2015: sem lixo



Quem me acompanha por aqui, sabe que no final do ano passado fiz um post (clica aqui) com minhas metas para o novo ano. Uma das minhas metas era produzir menos lixo, e, desde então tenho tomado algumas atitudes par que isso aconteça e evolua para o estado da arte. 

O início
Comecei de forma bem radical, pedi para minha mãe fazer saquinhos de pano para que eu pudesse substituir os saquinhos de supermercado (aquelas de frutas e legumes). Agora, ando com eles quando vou às compras. Confesso que tenho sido olhada com caras estranhas das pessoas, mas não ligo não! 
Além disso, parei de aceitar sacolinhas de plástico. Antes eu aceitava em ocasiões urgentes do tipo - esqueci a sacola em casa. Agora nem isso. Se esqueci a sacola em casa, nem compro, mas solucionei esta lacuna assim ó: 

Envirosax
Comprei uma sacolinha da Envirosax que mora na minha bolsa. Ela fica enroladinha e me salva nas compras de última hora. Segundo a empresa, uma sacola como essa, dessas que a gente deixa na bolsa, substituem cerca da 5.000 sacolinhas de plástico em toda sua vida. É coisa pra caramba! 
A empresa foi criada em 2004 na Austrália e utiliza materiais recicláveis e renováveis na fabricação de suas sacolinhas, além, é claro, de terem um design práticos, estampas lindas e serem resistentes. Elas não molham facilmente (dá pra tomar aquela chuvinha sem molhar o seu pão) e aguentam até 20kg! Alguém duvida que escolhi a minha com bolinhas roxas? :p

                                             

Garrafa/copo térmico
Estava eu pensando com meus botões sobre os famosos copos de plástico que recebemos nos restaurantes ou até mesmo no trabalho. Bem, como eu diminuiria isso? Simples, com um copo só meu. Ok, No trabalho, já tenho minha xícara de café e a minha garrafinha d'água. Mas e o restante do tempo?  Como passo parte do meu dia fora de casa, comecei a pesquisar soluções para que isso se resolvesse... Até que, um dia, antes de um compromisso, entrei em uma papelaria para comprar um pincel de quadro branco e avistei a minha mais nova aquisição do coração. Uma garrafinha/copo térmico. Detalhe: "inha" mesmo! Pequena, do jeito que eu precisava. Assim ela mora na minha bolsa, é amiga da Envirosax e ainda formam um par com suas bolinhas amigas. <3
Resultado? Sem copos de plástico nos meus cafés, sucos e bebidas em geral quando eu estiver na rua. 

Radicalizei em alguns pontos
Não aceito segunda via de comprovante de qualquer tipo de cartão, peço para não emitir nota fiscal de pequenos produtos (tipo compras de supermercado ou padaria, por exemplo), somente em caso de um produto que depende deste comprovante para garantia, opto pelo papel. Não uso canudos de plástico quando as bebidas são servidas em copos (me explica qual a necessidade de um canudo se você não é uma criança?). Prefiro coisas que não tenham embalagens tipo pacotinho de sal ou temperos. E em muitos casos opto por não consumir mesmo. Se tem lixo e eu não posso remediar, não compro/uso. Paciência!

Reciclagem
Separação do lixo seco (plástico, papel, papelão) do úmido. Um bom começo! Além disso a utilização de potes de vidro e a predileção por potes de vidro aos de plástico na hora da decisão da compra. 

Pequenas atitudes que fazem diferença
Ainda outras atitudes como preferir comprar em feiras livres ou mercados específicos ajuda a fomentar o comércio local e evita embalagens industriais em excesso. Comecei a fabricar meu próprio creme dental e estou feliz com esta escolha. Menos químicas e menos embalagens no lixo. 
Também tenho cozinhado mais em casa (logo conto aqui sobre esse lado que descobri em mim) e optado por comprar menos produtos prontos como bolos, biscoitos... Assim gasto menos embalagens e consumo coisas que eu sei que são de qualidade e dentro do que posso e quero comer.

Enquanto isso, continuo pensando em como devo melhorar e produzir menos lixo e menos sujeira no meio ambiente. E vocês, o que tem feito para cumprir as metas estabelecidas para 2015?



Comentários

  1. Nunca tinha pensado em muitas das atitudes que você tomou mas uma me deixou bem curiosa, como você fabrica seu creme dental?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, o creme dental é uma receita super simples: bicabornato de sódio, óleo de coco e essência. Prático!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Nossa, esse seu post me fez pensar bastante. Tem ideias aí que jamais pensei utilizar até agora.

    http://helloquietude.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, fico feliz. Se plantei uma sementinha, meu trabalho foi realizado com sucesso!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Também tenho tentado reduzir o lixo, principalmento no trabalho, onde usamos copos descartáveis, papel toalha e bastante sacolas pros produtos.. E ainda tem as notinhas.. Fico nervosa com tanto lixo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivian, hoje quase tenho um piripaque com copos de plástico. Mas tô tentando me controlar para a saúde dos que usam. Hahaha
      Mas só de já ter o pensamento crítico, as coisas passam a ser vistas de uma outra forma, e esse, é o primeiro passo.

      Obrigada pela visita e apareça sempre!

      Excluir
    2. Gente, eu também tenho um aflição de copo descartável!E o pior é que, na na maioria das vezes, a pessoa pode andar com uma garrafinha ou mesmo usar seu próprio copo, mas não, usa UM NOVO TODA VEZ QUE VAI BEBER UM GOLE D'ÁGUA. E esses copos não são recicláveis. :(

      Pergunta se elas estão preocupadas? Nem um pouco, infelizmente.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10 ítens fundamentais para o guarda roupa

Dicas: como otimizar compras de supermercado

Update Minimalista