Minimalismo no mundo digital



Hoje é incomum encontrar alguém que não esteja presente no mundo digital. Este universo, diferente de alguns anos atrás, toma conta hoje da rotina de quase a totalidade de pessoas pensantes da terra. Não pedimos mais o número de telefone da casa de ninguém, já parou para pensar nisso?

Além disso, somos bombardeados o tempo todo para que possamos participar de todas as mais novas, populares e ás vezes, inúteis redes sociais. Fora as dezenas (sendo humilde) de e-mails que recebemos diariamente com propagandas, convites, correntes e inutilidades diversas... Bem, para tudo existe uma solução.

Aqui conto quais são as minhas.

Contenha-se

Você não precisa estar em todas as redes sociais, assinar todas as newsletters, participar de todos os grupos ou curtir todas as páginas que te convidam. Seja cuidadoso. Sabemos que o excesso não leva a nada além do descontrole, portanto, faça parte apenas do que quer receber de verdade. 

Tenha dois e-mails

Sim, você não leu errado! Tenha dois e-mails, pelo menos. Um deles para seu uso pessoal e profissional e outro para uma caixa de spam eterna. Verifique o segundo uma ou duas vezes por semana e olhe lá! Assim você, além de não cair em tentação daquelas propagandas lindas, não passa pela ilusão de que é amado por 235 pessoas, de acordo com a quantidade de e-mails que estão em sua caixa de entrada. 

Celular somente no tempo livre

Você precisa mesmo ler seus e-mails ou checar as redes sociais enquanto está almoçando ou esperando o ônibus? Acho que sua atenção precisa ser direcionada ao que está fazendo naquele momento. Portanto, use com parcimônia.

Não seja onipresente

Até porque é meio difícil. Qual a necessidade de ter tudo sendo conferido a cada cinco minutos? Você não precisa curtir, compartilhar e comentar tudo ao tempo todo.


Dê tempo

Tenha tempo para o nada, o ócio, o à toa. Aproveite para se exercitar do detox da tecnologia. Que tal começar agora?

Comentários

  1. Fiz isso na minha vida nestes últimos tempos. Agora fiquei com a lista de blogs que acompanho,aí leio estes, não vou atrás de outros. Além disso, limitei o uso do facebook para apenas responder mensagens pessoais e para participar no grupo da pós graduação, pois é usado também para as atividades do curso. Esta semana exclui o aplicativo Instragram do celular e do tablet, e o wi-fi só está sendo ligado a noite! Ufa, não é fácil! Mas quanto tempo eu ganhei! Bom ler posts assim que nos animam a prosseguir nessa jornada!

    ResponderExcluir
  2. Dois e-mails é só para quem é muito leigo e não sabe criar filtros nem sair de newsletters. Há muitos anos eu só uso um e-mail (apesar de ter e-mail reserva para o caso do Gmail sair do ar) e minha caixa de entrada é perfeita! Só tem o que realmente interessa.

    ResponderExcluir
  3. Acho todas essas dicas importantíssimas!
    Antes eu seguia todo mundo do universo, recebia MIL spams por dia.. aí eu comecei a cancelar tudo e bloquear os spams, minha vida já melhorou muito haha
    Achei muito bacana a dica de não ser "onipresente" haha
    No meu emprego antigo, tinha acesso ao facebook e ficava atualizando a página a cada 5 minutos. No meu emprego novo, o face é bloqueado, e eu sinceramente não sinto a menor falta! Acho até bom poder me desligar um pouco disso hehe
    Beijo!

    http://brigadeirodeamora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gente me vejo minimalista :OOO Chorando *-*(

    adorei!

    Isabella | http://isabellalessa.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10 ítens fundamentais para o guarda roupa

Dicas: como otimizar compras de supermercado

Update Minimalista